- Ano: 2015
-
Fotografias:Vicente García M.
Descrição enviada pela equipe de projeto. Apesar dos proprietários já possuírem uma residência próxima a Lomas Blancas, eles buscavam um local para construir algo mais privado e distante do olho público. Após um período de busca eles encontraram, próximo à localidade de Cachagua, um pedaço de terra inclinado localizado no meio de uma floresta de eucaliptos. O local possuía as características perfeitas para alcançar a dita intimidade.
Enquanto isso, após conhecer o local e a encomenda, a primeira intenção era de separar as diferentes áreas da residência em um caminho que nos permitiu manter a intimidade de cada espaço e reduzir o impacto sobre a floresta circundante, localizando os volumes em locais menor ocupados pelas árvores.
A partir desta ideia, um volume central foi desenhado junto a outros dois volumes diagonais que bloqueiam a vista a outras propriedades. Assim, a casa vê, simultaneamente, a si mesma, e a floresta, integrada biologicamente à paisagem e mantendo um diálogo, por sua própria geometria, com seu entorno.
Os três volumes são separados pelas galerias envidraçadas que têm vista aos jardins exteriores, o que permite que diferentes espaços funcionem separadamente, ou em interconexão. Cada volume possui características próprias e autonomia. No centro localizamos um espaço comum com uma sala de estar integrada, a sala de jantar, e a cozinha. Sobre uma das alas, quatro dormitórios com dois banheiros e uma varanda coberta e, sobre a outra, o dormitório principal com seu banheiro próprio.
A casa inteira tem face norte. Grandes janelas de piso a teto e telhados inclinados buscam a luz, criando espaços internos íntimos e luminosos, que abrem-se e enfocam ao entorno natural. Por essa mesma razão, a decisão de localizar a cobertura e o fundo sobre a parte posterior da casa foi tomada, o que permitiu aos espaços interiores a condição de enfrentamento da paisagem natural sem qualquer intervenção arquitetônica.
A materialidade externa é composta de uma folha preta opaca e micro-ondulada de aço que faz com que a casa fique escondida dentro da floresta e a concede um aspecto mais hermético e industrial. Para o interior, foram utilizados materiais quentes com uma madeira sutilmente laqueada, criando espaços acolhedores. A paleta de cores é, de forma geral, acromática, com alguns elementos primários coloridos. O contorno externo, por sua vez, é preto para remontar a silhueta geométrica da residência.